Em Outubro de 1997, cinco 'carolas', Fernando Figueiredo, Sérgio Aguiar, Rui Esteves, José Aguiar e Maurício Pinto decidem dar corpo a uma ideia cimentada da criação de um clube que desse resposta às necessidades dos jovens, escolas e outras entidades na realização de atividades desportivas em contacto com a natureza. 

Fundadores COV-Natura

As primeiras atividades na orientação surgem no início de 1998 com a realização de uma prova na Srª do Crasto para as escolas C+S do concelho.

primeiras_provas


Ainda em 1998 o clube organiza os "Jogos sem barreiras", uma prova de orientação em parque para crianças portadores de deficiência, uma experiência marcante e gratificante para os fundadores do clube. Em Junho o clube inscreve os primeiros atletas na Federação Portuguesa de Orientação, iniciando a sua participação em provas nacionais. Entre 23 a 25 de Outubro, o clube consegue a realização do V Congresso Nacional de Orientação em Viseu

Em 1999 inicia a sua colaboração na realização dos Jogos Desportivos dos diferentes concelhos, sendo que ainda hoje mantém essa colaboração. 

Em 2012 o Natura colabora com o Ori-Estarreja na realização do Portugal O'meeting 2012, que trouxe para Viseu e Satão mais de 1500 atletas provenientes de todo o mundo. Experiência muito enriquecedora e que se revelaria o ponto de partida para muitas mais organizações de excelência.

Em 2013 realiza a primeira prova a contar para o ranking nacional, Troféu Senhora do Castelo em Mangualde. 

Em 2014 organiza em pareceria com o Ori-Estarreja o Campeonato Mediterrânico em Orientação que contava também para o ranking mundial da modalidade. 
Ainda em 2014 realiza o Campeonato Nacional de Sprint e Distância Longa e o Troféu Orientação de Vouzela

Ainda no decorrer de 2014 é criada a escolinha de orientação, com o objetivo de cativar jovens praticantes para a modalidade.

Em 2015 inicia a sua participação no circuito Portugal City Race com a organização do Viseu City Race e organiza o Campeonato Ibérico Masculino em Orientação.

E a história continua.......

 

Resumo Organizações

2012

- Portugal O'meeting 2012 - Viseu e Satão - Ranking mundial e Taça de Portugal (colaboração com o Ori-Estarreja) - 18 a 21 de Fevereiro;
- Raid Ecopista do Dão - Liga Portuguesa e Espanhola de Corridas Aventura - Viseu - 30 de Junho e 1 de Julho;
- 1º Troféu Feira de São Mateus - Viseu - Circuito Nacional de Estafetas e Circuito Nacional Urbano - 8 de Setembro;

2013

- Troféu de Orientação Cidade Viseu - Circuito Nacional Urbano e Orientação de Precisão - 28 e 29 de Junho;
- Troféu de Orientação Senhora do Castelo - Mangualde - 7 e 8 de Setembro;

2014

- Campeonato Mediterrânico de Orientação - Ranking mundial e Taça de Portugal (pareceria com o Ori-Estarreja)- 21 e 23 de Fevereiro;
- Troféu Conquista do Castelo - Campeonatos Nacionais de Sprint e Distância Longa - Penedono e Beselga - 21 e 22 de Junho;
- Troféu Orientação de Vouzela - Taça de Portugal e Final do Circuito Nacional Urbano - 8 e 9 de Novembro;

2015

- Trail Running Coviseu - Viseu - 31 de Maio;
- Campeonato Nacional de Orientação de Precisão - Viseu - 14 de Junho;
- Viseu City Race - 6 de Junho;
- Campeonato Ibérico Masculino de Orientação 2015 - São Pedro do Sul - 17 e 18 de Outubro.

2016

- Orientação Adaptada - Viseu - 18 de Maio;
- Viseu City Race 2016 - 28 e 29 de Maio;
- II Meeting de Orientação Dão Lafões - Satão - 8 e 9 de Outubro.